TUTORIAL SPEED FAN


1. Após abrir o programa, clique em Configure. Selecione a aba Options e coloque no idioma Brazilian, para ficar mais fácil. Clique em Ok.

2. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Ventoinhas. Veja as velocidades de cada uma (RPM) e deixe marcadas apenas as que estão funcionando. Pode-se também clicar sobre o nome delas e alterá-los. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

3. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Velocidades. Deixe marcados apenas os controles referentes às ventoinhas que possui. Exemplo: se desmarcou a segunda ventoinha no item anterior, desmarque também o segundo controle de velocidade desta lista. Pode-se também clicar sobre o nome delas e alterá-los, como no ítem anterior. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

4. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Temperaturas. Abra cada ítem do sistema clicando sobre o sinal "+" e veja os controles das ventoinhas disponíveis. Em cada caso, deixe marcado apenas a ventoinha que é usada para refrigerar o ítem em questão. Exemplo: no ítem CPU deixe somente o controle referente à ventoinha da CPU, no ítem System deixe somente a ventoinha do gabinete, e assim por diante. Pode-se também clicar sobre o nome delas e alterá-los, como no ítem anterior. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

Nesse ponto é bom testar os controles para ver se as ventoinhas foram corretamente identificadas e rotuladas com os nomes certos, assim como seus controles individuais e suas velocidades. Para isso precisamos saber se seu sistema é ou não compatível com este software.ATENÇÃO: esta é a operação mais crítica. Anote a modificação que fizer caso deseje desfazer. Se não souber fazer direito, não faça. Não me responsabilizo por quaisquer danos causados por essas modificações em seu sistema.

5. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Avançado. Abra a lista em Chip e selecione o seu. Geralmente é o primeiro pois abaixo deve estar o HD. As linhas PWM 1 Mode, PWM 2 Mode, PWM 3 mode, etc. se referem aos modos de operação das ventoinhas. No meu caso, as duas ventoinhas estavam setadas em Thermal Cruise e passei ambas para Manual PWM Control. Se desejar que o programa faça essa alteração sempre que for iniciado, marque a caixa Lembrar para cada uma das opções. Assim, quando o programa for disparado ele fará essas alterações e tomará conta da máquina. Se não marcar essa caixa, essa configuração será perdida após o boot e o controle voltará a ser como sempre foi. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

Agora, no painel principal, você pode clicar nas setas para cima e/ou para baixo de cada ventoinha e verificar seu funcionamento. Cheque para ver se cada nome que editou corresponde à ventoinha correta e se os controles também estão com os nomes corretos. Você também pode abrir as Configurações e em cada aba daquelas clicar e arrastar os nomes das ventoinhas, das velocidades, etc. para cima ou para baixo para mudar a ordem de exibição delas no painel principal. É útil para colocar ordem na casa. Certificado que tudo está funcionando bem, com os nomes corretos, controles corretos e funcionando, podemos passar para a próxima parte de automação. Se desejar apenas alterar as velocidades manualmente, pode parar por aqui.

6. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Temperaturas. Selecione cada ítem do sistema à esquerda e veja as temperaturas desejadas abaixo. Coloque valores corretos para cada parte do seu sistema na caixa Desejado e na caixa Atenção (em graus célsius). Essas temperaturas são mostradas no painel principal com um "V" verde se estiver ok, uma "seta azul para baixo" se estiver abaixo do desejado e uma "chama vermelha" se estiver acima do nível de Atenção. As velocidades das ventoinhas são alteradas segundo essas temperaturas. Marque a caixa Mostrar na Bandeja para que a temperatura desse componente seja mostrada na área de notificação do Windows, ao lado do relógio, quando o programa estiver minimizado. Apenas um componente pode ser marcado. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

7. Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Velocidades. Selecione cada ventoinha do sistema e escolha abaixo valores paraMínimo e Máximo percentual das rotações. Deixe valores mínimos em +-30% por garantia. Marque a caixa Variado Automaticamente de cada uma para que o programa se encarregue de alterar as velocidades conforme as temperaturas medidas. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.

Finalmente, na janela principal, marque a caixa Velocidade Automática se desejar que o programa controle tudas as velocidades ou deixe-a desmarcada para continuar trabalhando manualmente com elas.

Bom pessoal, o básico é esse. Se você fez tudo corretamente e se seu sistema é compatível com esse soft, verá as temperaturas dos componentes subindo e descendo e as velocidades das ventoinhas acompanhando esse movimento. Agora o mais difícil é fazer um ajuste fino dos valores das configurações. Certifique-se se cada ventoinha está com o nome certo, controle certo, temperaturas certas, testando cada uma individualmente. Pesquise as temperaturas ideais de cada componente para configurar seu sistema.

De qualquer maneira é um bom programa para ser disparado no Iniciar do Windows e rodar minimizado (tem na aba Opções) na área de notificação, ao lado do relógio, pois mostra as temperaturas do sistemaCPU e HD o tempo todo. É uma segurança a mais em dias quentes e/ou em máquinas turbinadas.

FONTE: http://www.hardware.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário